quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Luiz Soares defende discussões de alto nível sobre o SUS

O ex-gestor do SUS e membro do Movimento Saúde e Democracia (MSD), Luiz Soares, propôs, durante entrevista a Rádio Cidade, que as emissoras abram cada vez mais espaço para debates de alto nível sobre saúde pública e privada de Mato Grosso, a exemplo do que tem feito o programa Cidade Independente.



“Precisamos discutir a situação da saúde em nosso Estado não só no agravamento de crises, mas sempre em busca da melhor qualidade dos serviços”, disse Soares, ressaltando que, nesses debates, as autoridades do município e do estado sejam questionadas sobre o modelo de gestão praticado e intimadas a dar uma resposta à sociedade sobre os problemas que se apresentam.


Uma das questões pontuadas pelo ex-gestor é o déficit hospitalar em Mato Grosso. “Eu, por exemplo, defendo a construção de um grande hospital estadual para casos de média e alta complexidade em Cuiabá, única forma que há para garantir assistência digna ao usuário do SUS de todo estado, porque o Pronto Socorro de Cuiabá é uma unidade municipal e, com o crescimento da população, já não suporta mais receber pacientes de todo o interior”.

Soares também defendeu que essas discussões, de uma maneira geral, envolvam pessoas que realmente conheçam o Sistema Único de Saúde (SUS). “Percebemos que o SUS é usado, com certa frequência, oportunamente para projeções pessoais e não com intensões verdadeiras de contribuir para seu crescimento e estruturação em benefício do usuário”, ressaltou.


Luiz Soares ainda chamou para o debate, durante a entrevista, temas como o subfinanciamento do SUS, a relação interprofissional, a transparência das gestões e o corporativismo.

Cartilha do Usuário do Sus