O ambiente político de Mato Grosso costuma comentar que desde 1997, quando assumiu pela primeira vez a Presidência da Assembleia Legislativa, nada acontece na vida pública sem a “benção” do Dep. José Riva.
Acreditando ser tal comentário verdadeiro é que o Movimento Saúde e Democracia procurou o atual Presidente do parlamento estadual para entregar um documento com 5.000 assinaturas de moradores de Cuiabá cobrando do governo estadual a construção de um hospital público na capital, como única forma de se organizar a assistência hospitalar em Mato Grosso, além de, retirar o “título desonroso” de ser Cuiabá a única capital brasileira a não dispor de tal unidade de saúde.
Recebidos em audiência pelo Dep. Riva este, mostrou-se bastante interessado no assunto e convidou-nos para participar de uma reunião com os membros do Colégio de Líderes, colegiado que tem representantes de todos os partidos na Assembleia Legislativa.
Nessa reunião o Dep. Riva fez um compromisso de resolver a questão quando por ocasião da votação de uma lei autorizativa para que o Poder Executivo pudesse contrair empréstimos para as obras da Copa do Mundo. O Hospital Público Estadual deveria receber em torno de R$150 milhões para ser viabilizado.
O tempo passou e até hoje os integrantes do MSD e a população de Cuiabá não conseguem saber se o Dep. Riva cumpriu o compromisso assumido. Pelo “andar da carruagem” cremos que o descompromisso com a saúde pública por parte dos mandatários no Legislativo e no Executivo é tamanho que dá para afirmar: construir, equipar e botar para funcionar um grande Hospital Público Estadual em Cuiabá nem o Dep. Riva deu conta.