SAÚDE PÚBLICA
GAZETA DIGITAL / Sissy Cambuim, Repórter do GD
O prefeito Sebastião Gonçalves dos Reis, o Tião da Zaeli (PSD), anunciou nesta quarta (1º) que está buscando uma empresa terceirizada para assumir o Pronto Socorro de Várzea Grande (PSVG).
De acordo com ele, a medida é uma das formas de tentar resolver os problema da unidade. Havia, inclusive, um indicativo de greve de médicos previsto para esta quarta, mas que foi adiado para a próxima semana.
O prefeito, que recentemente extinguiu a Fundação de Saúde de Várzea Grande (Fusvag), já analisa as propostas das empresas interessadas em assumir os serviços de urgência e emergência do PSVG. De acordo com ele, o objetivo é centralizar os esforços da Secretaria Municipal de Saúde, que passou a ser responsável pela unidade, na atenção básica.
Ele ainda esclareceu que a terceirização é diferente do sistema implantado pelo Estado, de contratação de Organizações Sociais de Saúde (OSS) para operacionalização e gerenciamento de hospitais, onde o pagamento é feito mediante produtividade. Segundo ele, o sistema consiste apenas na contratação de uma empresa para prestar os serviços no Pronto-Socorro.
COMENTÁRIO MSD
&>> A POSTURA DOS GESTORES MUNICIPAIS DE CUIABA E VARZEA GRANDE É PELA PRIVATIZAÇAO DA SAUDE. PUDERA, SÃO EMPRESÁRIOS DE ORIGEM, SÓ ENXERGAM SOB A ÓTICA DO LUCRO E DESCONHECEM O QUE É A RESPONSABILIDADE SOCIAL DEVIDA PELOS GOVERNOS AOS CIDADÃOS QUE PAGAM IMPOSTOS.
&>>COMO NUNCA TIVERAM E PARECE QUE NUNCA TERÃO NENHUM COMPROMISSO COM A COISA PÚBLICA E ESTÃO SEMPRE VOLTADOS PARA O LUCRO DE SUAS EMPRESAS FAMILIARES , ELES PENSAM QUE OS MUNICÍPIOS QUE VIERAM A ASSUMIR SEM TEREM SIDO ELEITOS TAMBÉM SÃO EMPRESAS SUAS E TENTAM ADMINISTRÁ-LOS COMO SE FOSSEM SUAS MAQUINAS DE ARROZ OU SUAS ESCOLINHAS ALTAMENTE LUCRATIVAS.