Desde que foi lançado, em 20 de fevereiro de 2010, o Movimento “Saúde e Democracia” já ganhou diversas adesões no interior do Estado. Pessoas que compreenderam a proposta do movimento, que representa um espaço democrático, suprapartidário, aberto a todos os cidadãos que buscam um espaço de ação política na defesa da saúde pública de qualidade.
Em Tangará da Serra, assinaram a ficha de adesão ao movimento a presidente da Associação dos Camelôs, Soraya Maciel, e o presidente da União de Associações de Moradores de Bairro do município, Sebastião Oliveira Pinto, mais conhecido como “Tatão”.
“A maioria dos camelôs de Tangará depende do SUS e por isso vamos participar deste movimento em defesa de um serviços de saúde mais dignos”, justifica Soraya Maciel, conclamando os seus associados a assinar a ficha de adesão a fim de fortalecer a cada dia o movimento em todo o Estado.
Quem também ficou bastante empolgado com o Saúde e Democracia foi o líder comunitário “Tatão”. “Gostaríamos de receber aqui em Tangará a comissão executiva provisória do movimento para que conhecessem a realidade do SUS em nosso município e, assim, juntássemos forças para garantir acesso rápido e eficaz aos serviços de saúde”, declarou.
Adesões também foram oficializadas em Sinop quando da visita do presidente da Federação Mato-Grossense das Associações de Moradores, Walter Arruda, àquele município. “Percebemos que há uma vontade muito grande do usuário de lutar por um SUS mais eficaz e eficiente e por isso o Movimento Saúde e Democracia vem ganhando a cada dia novas adesões”, analisa Waltinho. Representantes de Barra do Garças e Rondonópolis também já aparecem na lista de afiliados.