sexta-feira, 16 de março de 2012

Vereador critica secretário por falta de médicos em policlínicas


RD NEWS SAÚDE
 | 15/03/2012 - 21:15

Nayara Araújo

     De olho no pleito deste ano, o vereador por Cuiabá Washington Barbosa, o pastor Washington (PRB), teceu duras críticas ao secretário de Saúde, Lamartine Godóy. Na ocasião, o parlamentar classificou de “retrato do descaso” a ausência de profissionais nas policlínicas e cobrou explicações sob ameaça de recorrer até mesmo ao prefeito Chico Galindo (PTB) para amenizar o transtorno aos pacientes.
     “Vou recorrer ao Executivo e ainda pedir explicações ao Lamartine Godóy, em plenário, pois do jeito que está não pode ficar. A população tem direito à dignidade!”. Em tom enfático, o vereador chegou a dizer que o secretário não está empenhado em resolver os problemas.
     Ele também disse que, diante da inatividade do gestor, os cuiabanos estão literalmente à espera de um milagre. “O déficit de 25 médicos nas policlínicas de Cuiabá tem causado verdadeiro pânico na população, a situação caótica tem deixado centenas de pacientes à espera de um milagre”. Ele enfatizou que, muitas vezes, os governos dão prioridade para outros setores e esquecem da saúde pública. 
     O vereador mencionou a demora na conclusão do Hospital Central de Cuiabá como um exemplo do descaso da saúde pública. Para ele, a finalização das obras seria uma possível solução para a atual crise. “Enquanto não existir um pronto-socorro Estadual na Capital com todas as especialidades exigidas para atender a demanda de pacientes de toda s as regiões, infelizmente o problema continuará se estendendo”, finalizou.
==> ATÉ QUE ENFIM O VEREADOR COMEÇOU A ENXERGAR ... SE NÃO FOR DEMAGOGIA , PARABÉNS.

O CULPADO SEMPRE É O MORDOMO, NUNCA É O PATRÃO....

DIÁRIO DE CUIABAAnterior | Índice | Próxima

“Triagem” foi feita pelo porteiro

JARDEL ARRUDA 
Da Reportagem
A dona-de-casa Jocilene de Carvalho Pereira, 43, que morreu de infarto em uma calçada de Cuiabá, teria sido impedida de entrar no Pronto-Socorro (PS) da Capital por um porteiro da instituição. Ele teria considerado a mulher “bem de saúde”, se irritado com a impaciência dela e a mandado procurar uma policlínica.

Ou seja, a triagem responsável pela classificação de risco, a qual determina se um paciente deve ser atendido no Pronto Socorro ou pode aguardar na fila, teria sido feita por um profissional sem a capacitação médica necessária.

“Nós estávamos desesperados. A gente falava que era sério, mas ele (o porteiro) disse que era para procurarmos outro lugar e que lá não tinha médico. Ele notou a impaciência dela e se irritou”, conta Fabrício de Carvalho, 25, sobrinho de Jocilene. De acordo com ele, o funcionário nem permitiu a entrada na recepção do PS.

Foi Fabrício que acompanhou a tia, na terça-feira (12), em busca de atendimento médico no PS e em várias policlínicas de Cuiabá, até ela sofrer um infarto em uma calçada da Avenida Miguel Sutil. Ele ainda tentou reanimá-la até a chegada de socorro.

Indignado com o acontecido, ele salienta o fato de, pouco tempo depois, Jocilene ter sido atendida por uma equipe médica no pronto-socorro, ao ser levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, ela já havia falecido vítima de infarto. “Ela teria sobrevivido se tivesse sido atendida antes”, lamenta.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá diz estar investigando se houve um erro no atendimento. No caso de a falha ser constatada, o próximo passo será identificar o funcionário responsável pelo ato.

Ainda de acordo com a SMS, a entrada de pacientes no Pronto Socorro é permitida mesmo fora de um carro oficial, como ambulância e viaturas da polícia. Contudo, para ser atendida, a pessoa deve passar por uma triagem feita na recepção, chamada de Acolhimento de Classificação de Risco.

Entretanto, para evitar qualquer problema, a Secretaria de Saúde orienta a população a chamar o Samu antes de procurar atendimento de urgência e emergência na rede municipal. Dessa forma, se o paciente realmente necessitar, será levado de “forma referenciada” ao pronto-socorro. 


==> POIS É , SEMPRE ESTOURA NO MAIS FRACO.  SERÁ QUE OS PORTEIROS É QUE DEFINEM AS ROTINAS NO PRONTO - SOCORRO DE CUIABÁ? OU É O CONJUNTO DOS DIRETORES ?

==> AH, O CULPADO TAMBÉM É O POVO, COM ESSA MANIA DE FICAR DOENTE E ATÉ MORRER.

Cartilha do Usuário do Sus