Chuva invade PS de Cuiabá e alaga casas
Está no jornal A Gazeta
Alagamentos em Várzea Grande e Cuiabá, quedas de árvores e, novamente, prejuízos no Pronto-Socorro da Capital. Esse é o saldo da chuva que caiu sobre a região metropolitana na tarde e noite de terça-feira (29) e madrugada de ontem (30). De acordo com o 9º Distrito de Meteorologia, este mês já choveu em Cuiabá 384,3 milímetros, mais que o dobro da média prevista para março, que é 169,5 milímetros.
No PS a água começou a entrar na ala vermelha do setor de urgência e emergência por volta das 22h. As intensas goteiras permaneceram até às 3h da manhã. Dessa vez, o forro de gesso não cedeu, mas a infiltração foi capaz de alagar o setor. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, o telhado não suportou a quantidade de chuva, provavelmente por problemas nas telhas.
Em fevereiro deste ano, foram registrados 2 desabamentos de forro na sala vermelha da unidade em apenas uma semana. Na época, uma equipe foi acionada para recuperar o estrago e o então secretário de saúde contou que o telhado não havia sido trocado na última reforma.
Já Secretaria de Saúde de Cuiabá informou, por meio de nota, que a água não atingiu nenhum leito, apenas o piso do Pronto-Socorro. O setor de manutenção e limpeza foi acionado para a retirada da água. Conforme a nota, a água não prejudicou os equipamentos, nem a integridade dos pacientes internados na ala.
COMENTÁRIO DO MSD:
Se fosse uma OS ou hospital privado, o Secretário Pedro Henry já teria providenciado um convênio para arrumar o telhado...Reformas apenas de fachada não vão servir para nada a não ser para jogar dinheiro público fora ... e enriquecer empresários que vão fazendo essas reforminhas, sempre os mesmos.
A verdade é que estrutura do PSM de Cuiabá é antiga e já não comporta mais as necessidades de Cuiabá. Sua total recuperação é muito cara e de difícil execução , pois não pode ser “ fechado para reformas”. Já é tempo de discutirmos a estruturação de uma rede de saúde adequada para Cuiabá, principalmente por ser referencia regional para mais de 3 milhões de pessoas. Precisamos urgentemente de um grande hospital para esse papel , especialmente na alta complexidade , pois Cuiabá é a única capital de estado que não tem um hospital desse tipo, que é responsabilidade do governo do Estado. Precisamos também de um Novo Pronto Socorro, com um projeto adequado as necessidades atuais e futuras, de bom padrão (tipo os prédio das sedes dos poderes, modernos, bonitos, confortáveis, climatizados, ...) e de pelo menos uma Policlinica para a região da Grande D. Aquino . E claro, expansão da rede básica para cobertura universal pelo PSF.