Katiana Pereira/Midia News
A polêmica instaurada dentro do campus da Universidade de Cuiabá (Unic) parece estar longe do fim. Estudantes do curso de Medicina revelaram, em entrevista ao MidiaNews, que irão acionar judicialmente a instituição. Um advogado já foi contratado para dar procedimento na ação.
Toda a confusão começou após a divulgação das médias baixas obtidas pela instituição, no Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Ministério da Educação (MEC). Os acadêmicos estão revoltados com a direção da Unic, que também os culpou pela nota 2, obtida do Índice Geral de Cursos.
O Centro Acadêmico de Medicina João Alberto Novis (Cajan) exigiu uma "retratação urgente" da instituição, no que se refere ao trecho de nota encaminhada ao site, na última sexta-feira (18), atribuindo a culpa das notas baixas ao desempenho dos alunos no Enade.
"Infelizmente, a nota obtida no CPC (Conceito Preliminar de Curso) não reflete apenas os investimentos em infraestutura, recursos didáticos pedagógicos e corpo docente realizados pela Unic, mas também o desempenho dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)", diz a nota da instituição.
Em entrevista, os alunos não pouparam críticas à gestão da faculdade, que, segundo eles, é "extremamente capitalista, deixando muito a desejar na qualidade do ensino".
A estrutura considerada deficiente do curso também foi alvo de reclamações.
"As reclamações são antigas. Nem existe internet no campus, é um absurdo. Uma instituição privada que não possui um sinal de internet para os alunos... Sem contar as carteiras, que vivem quebradas. Os aparelhos de data-shows estão sem lâmpadas. Ficamos trocando de sala, constantemente, para conseguir encontrar um equipamento que funcione. Já fizemos até reunião, praticamente implorando para poder usar o equipamento. Nem em órgão público, que necessita de licitação, demora tanto para trocar uma lâmpada. Se nesse caso mínimo é essa dificuldade, imagine nos grandes problemas", disse o acadêmico Igor Carlos Dueti, presidente do Cajan.
O estudante reclamou ainda da falta de livros e da dificuldade em se fazer pesquisas.
"Ainda não consegui identificar os investimentos que alegaram ter sidos feitos na infraestrutura. Eu sento na mesma cadeira desde quando passei no vestibular. Sem contar a biblioteca, onde faltam livros. A última aquisição já tem mais de dois anos; depois de muita briga, compraram alguns livros. Mas, se quisermos estudar mesmo, temos que desembolsar mais de R$ 400 por exemplar. O nosso acervo digital é uma vergonha. E ainda têm coragem de nos culpar pelas notas baixas. É um absurdo! A mensalidade é muito cara e não reflete os investimentos, ou a falta deles", criticou o estudante.
Possível boicote
Os acadêmicos acreditam que uma das possibilidades das notas baixas obtidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) pode ser devido a um possível boicote do corpo discente. Alguns teriam deixado de responder questões no exame.
"Algumas das opiniões, dentro da universidade, são que possa ter havido um boicote dos alunos, que podem ter feito a prova de qualquer jeito. Mesmo se for isso, não é justificável a posição da Unic, pois um boicote é uma forma de protesto contra a falta de investimento no curso. Os alunos estão descontentes: chega de empurrar com a barriga, temos direitos e fomos prejudicados com a declaração da faculdade. Afinal, estamos pagando R$ 4 mil mensais para ter nossa imagem manchada pela própria faculdade, que deveria nos formar profissionais competentes", disse Igor Dueti.
Economia de professores
O acadêmico de Medicina Gustavo Bandeiras Santos, 24, é de Tocantins e mora em Cuiabá, somente para estudar. O estudante afirmou que os custos que tem para se manter na faculdade não estão sendo recompensados, em função da baixa qualidade do curso de graduação.
Gustavo contou que a defasagem do curso já começa no processo de vestibular e vai se agravando com o passar dos semestres.
"O vestibular da faculdade não é um bom avaliador e, quando os alunos passam no seletivo, começa um grande jogo de empurra. Realmente, empurram com a barriga: os conteúdos nos semestres iniciais são dados de qualquer jeito. Falta estrutura. Já chegamos a estudar quatro matérias importantes, reunidas em uma única. As aulas eram divididas com outros cursos de graduação. Alunos de enfermagem, fisioterapia e nós lotávamos um auditório para ver um 'apanhadão' de matérias. Isso é uma medida para diminuir os custos das aulas. E quem é prejudicado nessa história toda? Os alunos que pagam caro para estudar não têm uma educação de qualidade. Aí, quando chegamos no sétimo semestre, temos que correr atrás do conteúdo que não nos foi passado. E temos que recuperar esse tempo sozinho, já que nem temos professores com dedicação exclusiva para sanar as dúvidas. É pôr o livro embaixo do braço e se virar", afirmou.
Poucas aulas
O estudante Luis Gustavo Paganetti, 24, cursa o quinto semestre de Medicina e reclamou da quantidade de horários vagos em sua grade de ensino.
"Tem dois dias da semana, que, pela manhã, eu fico sem aula. Acho errado, pois o curso deve ser integral, conforme prometido. Em outras faculdades, os alunos ficam o dia todo estudando, com aulas e laboratório. Esse tempo vago deveria ser preenchido com aulas práticas. Temos um grande problema com aulas práticas, grande parte fica só na teoria mesmo", afirmou.
Luis Gustavo reclamou ainda das aulas práticas, que são oferecidas na Clínica Universitária, um ambulatório dentro da Unic, e no Hospital Geral Universitário. "É uma vergonha, nos casos práticos: há situações que até constrangem o paciente. São 12 alunos observando um caso médico. Isso ocorre até na ginecologia. Ficamos muito constrangidos em submeter pacientes a essa situação vexatória, mas, infelizmente, isso ocorre", reclamou o estudante.
Educação capitalista
Os alunos alegam ainda que a maior culpada da média baixa obtida do Conceito Preliminar de Curso (CPC) é a própria Unic. O CPC é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.
"O desempenho dos alunos é somente 30% da nota, os outros 70% são de responsabilidade da instituição. O grande problema da Unic é que uma educação totalmente capitalista e somos mais um número, uma soma de valores. A instituição tem se esquecido da responsabilidade social que o curso tem", completou Luis Gustavo.
Outro lado
MidiaNews tem procurado, com insistência, manter contato com a direção da Unic.
A assessoria de imprensa, no entanto, informou que a instituição não vai se manifestar sobre a questão. E que, quando o fizer, será por meio notas e quando julgar necessário.
- A GRANDE EXPANSÃO DE OFERTA DE VAGAS NOS CURSOS DE MEDICINA ( E OUTROS) NO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 70 SE FEZ ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS PRIVADAS, QUE FUNCIONAM VISANDO GANHOS QUE POSSAM ENRIQUECER SEUS PROPRIETÁRIOS .
- DESSA FORMA, PARA TER UM LUCRO MÁXIMO, ESSAS ESCOLAS INVESTEM POUCO EM INFRAESTRUTURA, EM PESSOAL QUALIFICADO E EM EQUIPAMENTOS E MATERIAIS . É LÓGICO, QUANTO MENOS GASTAREM, MAIOR SERÁ A LUCRATIVIDADE.
- AS ALTÍSSIMAS MENSALIDADES PAGAS, AS VEZES AS CUSTAS DE ENORMES SACRIFÍCIOS POR SUAS FAMÍLIAS NÃO VÃO RESULTAR EM UM BOM APRENDIZADO. A CONSEQUÊNCIA DESSE ENSINO DE BAIXA QUALIDADE É JOGAR NO MERCADO PROFISSIONAIS MAL – PREPARADOS E FREQUENTEMENTE ESTIGMATIZADOS POR SE FORMAREM EM TAIS ESCOLAS. ACABAM TENDO DIFICULDADES PARA CONSEGUIR VAGAS NOS CONCURSOS PARA ESPECIALIZAÇÃO E PARA OBTER BONS EMPREGOS NO FUTURO.