Desde que foi lançado, em 20 de fevereiro de 2010, o Movimento “Saúde e Democracia” já ganhou diversas adesões no interior do Estado. Pessoas que compreenderam a proposta do movimento, que representa um espaço democrático, suprapartidário, aberto a todos os cidadãos que buscam um espaço de ação política na defesa da saúde pública de qualidade.
Em Tangará da Serra, assinaram a ficha de adesão ao movimento a presidente da Associação dos Camelôs, Soraya Maciel, e o presidente da União de Associações de Moradores de Bairro do município, Sebastião Oliveira Pinto, mais conhecido como “Tatão”.
“A maioria dos camelôs de Tangará depende do SUS e por isso vamos participar deste movimento em defesa de um serviços de saúde mais dignos”, justifica Soraya Maciel, conclamando os seus associados a assinar a ficha de adesão a fim de fortalecer a cada dia o movimento em todo o Estado.
Quem também ficou bastante empolgado com o Saúde e Democracia foi o líder comunitário “Tatão”. “Gostaríamos de receber aqui em Tangará a comissão executiva provisória do movimento para que conhecessem a realidade do SUS em nosso município e, assim, juntássemos forças para garantir acesso rápido e eficaz aos serviços de saúde”, declarou.
Adesões também foram oficializadas em Sinop quando da visita do presidente da Federação Mato-Grossense das Associações de Moradores, Walter Arruda, àquele município. “Percebemos que há uma vontade muito grande do usuário de lutar por um SUS mais eficaz e eficiente e por isso o Movimento Saúde e Democracia vem ganhando a cada dia novas adesões”, analisa Waltinho. Representantes de Barra do Garças e Rondonópolis também já aparecem na lista de afiliados.
O Movimento Saúde e Democracia está conquistando um espaço importante no cenário do exercício da cidadania consciente.
ResponderExcluirA reunião de vários atores sociais cria uma força que não podemos ainda perceber a sua intensidade. Mas, que com toda a certeza pode ser catalizadora das muitas ansiedades e desejos de uma sociedade que carece de representações sérias e dedicadas ao seus interesses.
Transformar as reclamações diversas em bandeiras de luta deve ser uma das características desse Movimento.
Criar um canal aonde as entidades todas que lutam pelos direitos dos usuários do SUS possam consultar entre si e se fortalecerem em busca de soluções para as mazelas que afetam este SUS que tem tantos inimigos de interesses conflitantes com a verdadeira democracia.
A esperança de justiça nos move para aderir ao MSD!