Gente, é com muito pesar que assisto novamente a mais uma tentativa de privatizar o SUS.
Na Bahia tentaram implantar as OS para gerir instituições públicas do interior( a meta era iniciar pelo interior), há alguns anos atrás na época do governo de ACM, não deu muito certo, mas ainda existe algumas instiruições em Salvador que são geridas por fundações e OS's(poucas mas tem).
É uma vergonha. Gostaria de relatar o que assistir no Hospital das Clínicas de Salvador (Hospital Prof Edgard Sntos), é um Hospital universitário, onde fiz todo meu curso de residência em enfermageme é campo de prática da UFBa. Uma Fundação de Direito Privado começou a funcionar nas dependências desse hospital. Era uma vergonha, pacientes do SUS esperava em filas enquanto os particulares eram atendidos de imediato, sem falar da duplicidade na qualidade do atendimento, os do SUS( medicina de pobre para pobre) eram tratados de "qualquer jeito" bem diferente dos que tinham planos de saúde e particulares,pode?? Em um espaço público??Além disso, os funcionários eram, em sua maioria, contratados pela CLT, muito poucos eram funcionários públicos, e esses eram discriminados para que não ficassem. Claro, atende essas ações atende à lógica pervesa do capitalismo selvagem. Menos concurso público,menos estabilidade no emprego, e uma aposentadoria sem assegurar nenhum dos direitos conquistados pelo funcionalismo público federal atrvaés de vários embates políticos, várias lutas!!
Ainda bem que,pelo menos essa Fundação foi denunciada pelos estudantes de medicina da UFBa, na época e depois os demais estudantes entraram na luta pela reconquiata do espaço publico,inclusive os da escola de enfermagem, e a Fundação saiu!!!( O presidente nem precisa dizer né? saiu cheio de dinheiro!!Mas pelo menos saiu!!)
E agora aqui em Mato Grosso, assisto novamente à essa vergonha!! Precisamos nos unir para fortalecer o SUS, nosso SUS, não esse SUS que estão querendo mostrar-nos para "justificar" as privatizações!! Não foi esse o SUS que foi amplamente discutido na 8a Conferência Nacional de Saúde, através de emenda popular, o povo queria uma mudança!!! O presidente em exercício, na época, José Sarney afirmou que seria ingovernável aumentar o orçamento para o setor saúde e firmemente recebeu a merecida resposta do Deputado Ulisses Guimarães: " Ingovernável, senhor presidente , é a miséria!! estamos aqui para defender o povo e o povo não quer mais isso!!" Somente então retomaram-se os trabalhos da constituinte que daria subsídio à Constituição de 1988 onde garante que a Saúde "é Direito de todos e Dever do Estado" no capítulo da Seguridade Social art .196 da Constituição Federal de 1988.
E o que assistimos são medidas anti-constitucionais camufladas!! Vergonhosas e tristes!! Muito Tristes Colegas!! Desculpem,mas precisava expor meus sentimentos diante desse triste cenário!!!
Cátia Romano
Nenhum comentário:
Postar um comentário