O instituto Somar Meteorologia apontou nesta terça-feira (06), estado de emergência em pelo menos 5 cidades de Mato Grosso, devido ao tempo seco e umidade relativa do ar abaixo dos 12% ( o mínimo considerado aceitável é 60%), a partir de acompanhamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Água Boa e Santo Antônio do Leste registram R$ 10% de umidade; Guiratinga, Querência e Rondonópolis, 11%; e Gaúcha do Norte e São Félix do Araguaia, 12%.
Quando a umidade até acima de 30%, a situação é de observação; de 30 a 20%, estado de atenção; de 19 a 12%, estado de alerta, e abaixo de 12, emergência. O apontamento é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Só Notícias apurou, que em aviso meteorológico publicado em seu site oficial, o Inmet prevê a umidade relativa do ar em Mato Grosso, em média, de 20%, pelo menos até a próxima sexta-feira (9).
A umidade do ar é a quantidade de vapor de água presente no ar, e em baixa, pode causar problemas à saúde, como ressecamento dos olhos, boca e nariz, e até doenças respiratórias.
Fonte: Só Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário