Duas vezes vítima
DIÁRIO DE CUIABA 20/03/2012
PEDRO ALVES/DC
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Vítima de atropelamento na tarde da última quinta-feira (15), a estudante Kennya Rejane Foscarine, 16 anos, continuava internada ontem pela manhã no pronto-socorro de Cuiabá à espera de uma cirurgia no braço esquerdo. Kennya e um garoto de 13 anos foram atingidos por um carro conduzido por Frank Rademar de Almeida, 36 anos, que estava visivelmente embriagado e não portava carteira de habilitação.
O acidente aconteceu nas proximidades da Escola Estadual Pascoal Ramos, localizada no bairro de mesmo nome, periferia da Capital. O menino foi atendido na policlínica do bairro, liberado e passa bem.
Já familiares de Kennya, inconformados com a forma de atendimento no pronto-socorro, recorreram ao Ministério Público para pedir a transferência de Kennya para outra unidade hospitalar.
A mãe da estudante, Marlene Foscarine, informou que ainda no final de semana a Justiça concedeu liminar determinando a transferência para um hospital conveniado ou privado com custos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Conseguimos a liminar, mas a administração do pronto-socorro está descumprindo. Minha filha ficou desde a sexta-feira no quarto andar e lá não aparece médico, e só prescreve medicamento ouvindo o relato dos enfermeiros”, reclamou.
Segundo Marlene Foscarine, ontem a adolescente estava em uma maca no corredor próximo ao setor de emergência. “Pelo menos pelo corredor passa médico”, comentou. Além de várias escoriações pelo corpo, Kennya sofreu fraturas nos dois braços, na bacia e um corte profundo que necessitou de 21 pontos.
Por meio da assessoria de imprensa, o secretário-adjunto de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Huarck Correa, garantiu que estava sendo verificada a disponibilidade de vagas para a transferência de Kennya, possivelmente para o Hospital Geral Universitário (HGU). A SMS negou falta de atendimento à garota, que estaria recebendo o acompanhamento e avaliações médicas diárias.
Já a assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que Frank Almeida foi preso em flagrante e encaminhado para o Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), que fica no bairro Carumbé. Ele irá responder a processo por lesões corporais contra duas pessoas, por omissão de socorro, por dirigir sem carteira de habilitação e por dano ao patrimônio público, já que também atingiu o muro de uma outra escola.
Na escola Pascoal Ramos, uma das preocupações era com a possibilidade da ocorrência de outros acidentes. Conforme o professor Waldemar Gomes, o fluxo de carros nas proximidades da unidade é expressivo, especialmente no horário de entrada e saída dos alunos. “Talvez a instalação de mais um quebra-mola e a melhoria da sinalização, ajudasse a minimizar o problema”, disse.
CUIABA TEM UM DOS TRANSITOS MAIS VIOLENTOS DO BRASIL. É INACEITÁVEL QUE NÃO HAJA UMA AÇÃO CONCENTRADA DE FISCALIZAÇÃO ESPECIALMENTE NOS FINS DE SEMANA E VOLTADA PARA O CUMPRIMENTO DA "LEI SÊCA" . OU NÃO SE PODE INCOMODAR OS "FILHINHOS DE PAPAI" QUE ENCHEM A CARA E SAEM QUE NEM LOUCOS POR AÍ ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário