sexta-feira, 30 de março de 2012

Casos de dengue aumentaram mais de 100%

MidiaNews


Cotidiano / SAÚDE PÚBLICA30.03.2012

08h48 - Atualizado em 30.03.2012 08h52

Casos da doença passaram de 4.409 para 9.571 em Mato Grosso 
De acordo com relatório do órgão, somente em Cuiabá foram registrados 2.155 casos da dengue



Do dia 1º de janeiro deste ano até a última quinta-feira, dia 29 de março, foram registrados em Mato Grosso 9.571 casos de dengue. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, deste total, 34 casos foram notificados como o mais grave da doença. Foram registrados também quatro mortes neste período, sendo que duas foram confirmadas e duas estão sob investigação. Se comparado com mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 4.409 casos no primeiro trimestre, o estado teve um aumento de cerca de 117% no número de casos da doença.



De acordo com relatório do órgão, somente em Cuiabá foram registrados 2.155 casos da dengue, sendo que 11 foram considerados do tipo mais grave. Já em Várzea Grande, região metropolitana da capital, 1.010 casos de dengue foram notificados e, destes, quatro foram considerados como o caso mais grave da dengue. Em Sinop, a 503 km de Cuiabá, 1.542 casos foram registrados, sendo cinco casos graves. E em Rondonópolis, a notificação é de 174 casos da doença.



Alerta contra tipo 4

Segundo a Secretaria de Saúde, o estado continua no monitoramento por exame laboratorial na identificação dos sorotipos circulantes da dengue no Estado. Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta.



A ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus 4 da dengue circula nestes polos de Saúde. O MT Laboratório, conforme a Secretaria, está equipado e preparado para ação que consiste em promover e desenvolver a técnica do isolamento viral e identificação da tipificação do vírus da dengue (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4).


==> O CAOS IMPERA , GESTORES NÃO CUIDAM DE LIMPAR OS ESPAÇOS PÚBLICOS DAS CIDADES E A POPULAÇÃO INFELIZMENTE TAMBÉM NÃO CUIDA DE SUAS CASAS E QUINTAIS PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO.  COM A VOLTA DO TIPO 4 , QUE HÁ MAIS DE 20 ANOS ESTAVA AUSENTE , TEMOS UM NÚMERO ENORME DE PESSOAS SEM IMUNIDADE CONTRA ÊLE E OS NÚMEROS DA DENGUE  DEVERÃO EXPLODIR, INCLUSIVE DE CASOS GRAVES.  FACE A INÉRCIA DAS AUTORIDADES, SÓ RESTA APELAR PARA AS DIVINDADES ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartilha do Usuário do Sus