sábado, 2 de junho de 2012

Atraso em repasse pode parar UTI


RD NEWS SAÚDE | 02/06/2012 - 17:00


Glaucia Colognesi

--Lamartine Godoy, secretário municipal de Saúde
Lamartine Godoy, secretário municipal de Saúde
     O atraso no repasse de recursos por parte do Governo do Estado para a Prefeitura de Cuiabá está gerando o caos no sistema de Saúde da Capital. Conforme denúncia de um funcionário da Santa Casa de Misericórdia, que não quis se identificar, as UTIs neonatal e pediátricas podem parar de funcionar. A unidade deve manter o atendimento às crianças que já estão internadas, mas a partir deste sábado (2) não receberá novos pacientes.
     Fisioterapeutas da unidade estão há 2 meses sem receber salário e sem condições de trabalho. Muitos já estão pedindo demissão voluntária. Ainda conforme o denunciante, o atraso no repasse é constante no último ano e a situação só se regulariza quando o descaso tem destaque na imprensa. "Logo depois os atrasos recomeçam", disse ao RDNews. Por meio da assessoria, o diretor-presidente da Santa Casa, Luiz Felipe Sabóia, afirma que o repasse não está sendo feito a nenhum hospital de Cuiabá.
     De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lamartine Godoy, o repasse também não é feito, desde abril, para o Hospital Geral Universitário (HGU), o Santa Helena e o Pronto Socorro. Segundo ele, há outros repasses estaduais que tem atrasos de até 8 meses como os destinados aos Programa de Saúde da Família (PSF) e à assistência farmacêutica.
     A secretaria estadual de Saúde, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o Estado repassa todo mês ao município recursos da ordem de R$ 3,6 milhões. Também reconheceu atraso de pelo menos 30 dias no repasse referente a abril, que deveria ter sido quitado no dia 5 de maio.
     Contudo, a SES garante que a parcela foi paga na sexta, 1º de junho, e garante que o mês de maio será quitado até o próximo dia 5. Segundo a pasta, quem não está em dia com os prestadores de serviço é o município. Lamartine, por sua vez, desmente a informação. "Só se depositaram na sexta a meia noite. O próprio secretário, Vander (Fernandes), me ligou e disse que ainda ía tentar pagar", salientou.
==> O SUJO FALANDO DO MAL LAVADO NUM CAMPEONATO DE IRRESPONSABILIDADE

Um comentário:

  1. olha secretario vai cuidar do psf renascer o presidente do bairro esta fazendo la um curral eleitoral junto com a enfermeira fatima campos para chico 2000 vai trabalhar e fiscalizar isso .o popvo não e bobo abaixo os mentirosos

    ResponderExcluir

Cartilha do Usuário do Sus