quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pronto-socorro precisa de 300 leitos; governo promete doar 85

O site RDNews publica:

Laura Nabuco e Sissy Cambuim

Em visita ao Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) nesta terça (15) o governador Silval Barbosa (PMDB) assinou um convênio com a prefeitura da Capital para a implementação de mais 85 leitos na ala verde da unidade, que encontra-se em reforma, com previsão de conclusão para o próximo mês. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, atualmente faltam cerca de 300 vagas no HPSMC.



“Esses leitos ainda não são suficientes para atendermos a nossa demanda, mas com as vagas conquistadas por meio de convênios, vamos amenizar a situação”, informou Maurélio. Para Silval, o investimento de R$ 1,5 milhão no HPSMC demonstra que a saúde é prioridade em seu governo. Na mesma ocasião, ele anunciou uma parceria com o Hospital Santa Helena no valor de R$ 2 milhões para a oferta de mais 80 leitos para a saúde pública.


COMENTÁRIO MSD:
É isso aí : prioridade é por dinheiro nos empresários da saúde, pseudo – filantrópicos e pseudo – beneficientes, que selecionam pacientes, internando o que querem, o que dá lucro !!!!!


O secretário municipal explica que, antes de dar início à reforma do subsolo do HPSMC, foi realizado um planejamento para atender a demanda de Cuiabá. “Nosso planejamento furou por causa da paralisação do atendimento do Pronto-Socorro de Várzea Grande”, defendeu. Até o final de semana, a pasta informou que 73 pacientes estavam acomodados em “leitos” improvisados no local.


Diante da situação, o governador se reúne, ainda nesta terça, com o procurador-geral do município, Fernando Biral, para avaliar as pendências judiciais em relação à escola estadual localizada ao lado do HPSMC. A ideia é resolver o impasse o quanto antes para que a estrutura seja agregada à unidade de saúde para a implementação de mais 70 leitos no local.


COMENTÁRIO DO MSD:
A proposta de usar parte do terreno da escola estadual vizinha do HPSMC para construir um novo bloco e interliga-lo ao 2º andar do prédio atual do PS foi apresentada a SES – MT na gestão Luiz Soares mas foi boicotada por Augustinho Moro e Ságuas Moraes, então secretários de Saúde e de Educação do governo Blairo Maggi. É a melhor opção para ampliar leitos do HPSMC.


Mesmo que encontrem uma solução e coloquem em pratica o plano, estes 70 leitos, somados aos 85 que serão implantados no HPSMC por meio do convênio assinado nesta terça, ficam pouco acima da metade da demanda apontada por Maurélio. Ele estima que cerca de 40% dos pacientes da unidade são oriundos de outros municípios.


A esperança de solução, por parte do Governo, fica na inauguração, prevista para o mês de maio, do Hospital Regional, em Várzea Grande. Apesar da conclusão da reforma da ala verde do HPSMC ser para o próximo mês, Maurélio já adiantou que o setor só deve entrar em funcionamento a partir de abril. “Março é o prazo apresentado pela construtora, depois disso, precisamos limpar e equipar o local”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartilha do Usuário do Sus