Especial para o Diário
Em Recife, cidade com 1,5 milhão de habitantes, o secretário Pedro Henry iniciou a visita pela UPA Maria Esther Souto Carvalho, construída pelo Estado no bairro Imbiribeira, e que no último dia 26 completou um ano de funcionamento. Desde sua inauguração, a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) está sob a administração do IPAS (Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde), que foi o responsável pela contratação de funcionários e pela implantação do sistema de informática que tornou a unidade a primeira do país a não utilizar papel em sua rotina: tudo é por meio eletrônico, o que torna mais rápido o atendimento.
Funcionando durante 24 horas, a UPA atende por mês 15 mil pessoas (média de 500 por dia) e conta com 199 funcionários incluindo 56 médicos. A cada plantão de 12 horas, o corpo clínico conta com oito médicos (dois ortopedistas, dois pediatras e quatro clínicos). A UPA faz atendimentos de emergência, tem clínica médica, pediátrica e ortopédica e também faz exames de laboratório e de diagnóstico por imagens. Por mês, o Estado repassa para a UPA cerca de R$ 900 mil para bancar os custos.
COMENTÁRIO DO MSD:
- 500 atendimentos por dia divididos por 16 médicos ( 8 a cada plantão de 12 horas) dá uma média de 1,3 pacientes por hora por médico. É muito pouco para ser apontado como modelo de eficiência !!!!!!!!!!!!!
- R$ 900 mil por mês para atender 15 mil pessoas dá R$ 60,00 por pessoa , 6 vezes o valor repassado pelo SUS para consulta de urgência e 50% a mais do que a UNIMED paga por uma consulta para os seus médicos proprietários. Que economia !!!!!!!
O atendimento do usuário é feito conforme o estado de saúde do paciente (pela gravidade do caso) e não por ordem de chegada. Ao chegar à unidade, o paciente tira uma senha e, em seguida, é atendido pelo setor de análise de risco. Ali, dependendo de sua situação, do grau de complexidade, ele é encaminhado para o especialista e a chamada (visível num monitor) será feita de acordo com a prioridade definida pelo sistema. Pulseiras, com cinco cores diferentes, são colocadas nos pulsos dos usuários: a vermelha refere-se a casos mais graves, que exigem atendimento imediato; a laranja, é caso muito urgente; a amarela, urgente; a verde, pouco urgente, e, a azul, o usuário pode aguardar. Após essa classificação, o usuário faz seu cadastro com dados pessoais e recebe uma carteira com código de barras e que servirá para identificar seu prontuário eletrônico toda vez que buscar atendimento.
- Chama-se “classificação de risco “ e foi implantada no PS de Cuiabá há 3 anos.
EXPERIÊNCIA - Três semanas depois de ter voltado da Holanda (onde viveu nos últimos 16 anos), Benedita Caldas, 57 anos, procurou a UPA para fazer inalação. Ela elogiou o grau de informatização da unidade e a rapidez no atendimento, além da atenção que recebeu dos profissionais. “Na Holanda, o tratamento era mais ‘frio’. Aqui, ao saberem que eu tenho tendência a diabetes, fizeram um exame para ver o nível de glicose”, salientou.
Outro paciente atendido foi o maitre de restaurante Pedro Silva de Araújo, 30 anos. Com dor de garganta, ele foi para uma policlínica e depois de ter ficado por duas horas na fila à espera de atendimento, ouviu do funcionário que não seria atendido porque não havia médico clínico otorrino. Chateado, saiu dali e foi direto para a UPA Imbiribeira. Com a senha de número 52 na mão, depois de meia hora ele foi chamado ser atendido por um médico.
- Por que essas atividades não podem ser executadas sob gestão pública ? O que elas tem de tão complicado ? Nada !!!!! O que temos hoje é uma gestão frouxa pois é feita sob ótica da politicagem e da corrupção. Terceirizar só vai servir para que os controles do dinheiro público sejam mais frouxos ainda, facilitando a vida de mensaleiros e sanguessugas.
Essa UPA DA IMBIRIBEIRA esta cheia de irregularidade e quado de chega la a COORDNADORA MAO DE FERRO que se orgulha em dizer que trabalho e equipe ´´é obrogação e nao opçao mnda o povo mentir tem tantaa irregularidade que too dia tem um orgao fisclizaor e ela da dando ole eme todo mundo SERA PROPINA ?????????? tem que se investia nao é so flores nao ... e dindin publico n parada
ResponderExcluirRetomando esse artigo, muito interessante por sinal, ressalto que hoje fui até a UPA imbiribeira para tentar um atendimento, infelizmente a equipe me informou que a unidade deveria ter 4 clinicos (e não 8 como na inauguração), porém apenas 2 estavam presentes, ambos clinicos geral, dessa forma, eu e pelo menos 3 outros pacientes (no curto tempo que lá estive), fomos aconselhados a se dirigir a outra Unidade de Pronto Atendimento... Isso é o descaso político com a população que os elege! Um absurdo completo, que nunca será investigado pelo judiciário conivente!
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