domingo, 12 de fevereiro de 2012

Prefeito faz audiência pública e quer entregar hospital para OSS


 

RD NEWS 12/02/2012 - 08:15

Valérya Próspero

      A prefeitura de Nova Mutum, sob Lírio Lautenschlager (PMDB), se articula para mudar a gestão do Hospital Municipal Albert Sabin. O peemedebista quer abrir licitação para que uma Organização Social de Saúde assuma a administração da unidade. Na última quarta (8) foi realizada, na Câmara do município, uma audiência pública para explicar o funcionamento de uma OSS. O secretário de Saúde, Sidney Roberto Duarte Ferreira adianta que o edital de intenção já foi publicado no Diário Oficial.
     A iniciativa da prefeitura é arriscada. A implantação de OSS em Mato Grosso vem gerando desgastes e muita polêmica. Recentemente o Ministério Público Federal reiterou que o Palácio Paiaguás reassuma a gestão do hospital Metropolitano, em Várzea Grande. Hoje a gestão está sob a responsabilidade do Instituto Pernambucano.
    A Prefeitura de Tangará da Serra, por sua vez, tentou adotar medida similar a de Nova Mutum, em 2009, ao contratar a Oscip Idheas. Um ano depois, após deflagração da operação Hygeia, foi constatado um rombo estimado em R$ 6 milhões aos cofres. Posteriormente, o então prefeito Júlio Ladeia (PR), o vice José Jaconias (PT) e 4 vereadores foram cassados.
    De todo modo, o secretário de Nova Mutum argumenta que o principal problema enfrentado pela gestão é a demanda de pacientes que possuem planos de saúde e convênios particulares. “Eles deixaram de ser atendidos, já que o hospital agora atende somente pelo SUS. A audiência pública tem por objetivo explicar a toda população a finalidade e os procedimentos para a incorporação de uma OS”, pondera.

ð O QUE SE PASSOU EM TANGARÁ É UM BOM EXEMPLO DO QUE OCORRE QUANDO SE ENTREGA A GESTÃO PUBLICA PARA PILANTRAS E LADROES DO DINHEIRO PUBLICO. CUIDADO , PREFEITO...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartilha do Usuário do Sus