segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DEPUTADO REAGE

Riva vê desmonte do SUS e já enfrenta Pedro Henry contra OSS
  Por: Sandra Carvalho
 Site: www.nopoder.com.br
Ao contrário dos demais, o deputado estadual José Riva (PSD) conseguiu enxergar que a contratação de Organizações Sociais (OSS) para gerenciar unidades hospitalares de Mato Grosso e abriu fogo contra a imposição do secretário estadual de Saúde, Pedro Henry, que até então pensava que não ia ter nenhuma “força” contrária à sua saga.
Riva viu que o desmonte do SUS já vem sendo praticado há tempos por Pedro Henry, inclusive ignorando a Justiça e passando por cima do Ministério Público e estadualizando o Pronto Socorro de Cuiabá e o de Várzea Grande para entrega-los à OSS.
Antes mesmo da estadualização, as UTIs Pediátrias e Neonatal do Pronto Socorro de Cuiabá, criadas na gestão do então prefeito Roberto França, já haviam sido desativadas, o que reforça a estratégica de sucateamento dos hospitais públicos para justificar a contratação de OSS.
Pedro Henry teve o apoio irrestrito de Guilherme Maluf (PSDB), Aray Fonseca (PTB) e Wallace Guimarães (DEM). O quarteto de políticos empresários da medicina entende que a salvação para o caos na saúde em Mato Grosso é a privatização dos serviços sob a administração de OSS.
Ao contrário deste grupo, o deputado José Riva entende que entregar o SUS à OSS em Mato Grosso é assinar atestado de incompetência para gerir o serviço público. “Além de incompetente ainda coloca o serviço nas mãos de outros de qualidade duvidosa”, pontua o deputado, observando que há inúmeros exemplos de investidas fracassadas de OSS em unidades hospitalares. O próprio Hospital Metropolitano de Várzea Grande não passou de uma enganação porque foi anunciado o fim da fila da ortopedia com 500 cirgurgias/mês, mas a OSS não conseguiu atingir a meta e a Justiça determinou o fim do contrato, o que até hoje não foi cumprido por Henry.
Como o deputado José Riva conseguiu enxergar que entregar a gestão do SUS para OSS, não seria o caso de também defender a verdadeira solução paa o caos da saúde que é a construção de um grande hospital público estadual em Cuiabá para atender pacientes de média e alta complexidade de todo o interior?

Um comentário:

  1. TUDO ENCENAÇÃO. DEVERIAM FAZER TEATRO. ESSA CORJA SÃO TODOS USURPADORES DO DINHEIRO PÚBLICO. RIVA SÓ ESTÁ REAGINDO PORQUE, COM CERTEZA, ESTÁ FORA DO ESQUEMÃO DAS OS's.

    ResponderExcluir

Cartilha do Usuário do Sus