quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Movimento conquista mais uma vitória na luta pelo Hospital Público Estadual

O médico Júlio Muller entrega estudo sobre Hospital Estadual a Riva

Após um ano e meio de campanha ininterrupta em defesa da construção de um grande hospital em Cuiabá para solucionar o problema da falta de leitos hospitalares em Mato Grosso, o Movimento Saúde e Democracia (MSD) alcança um importante objetivo: o apoio da Assembleia Legislativa.
Na reunião de ontem com o Colegiado de Lideres da AL, membros do MSD apresentaram estudos que comprovam a viabilidade da retomada da obra do Hospital Central, paralisada há quase 30 anos.
O objetivo da participação nessa reunião foi de também entregar formalmente aos líderes das bancadas um manifesto do MSD com mais de cinco mil assinaturas exigindo do governo a construção de um hospital público estadual em Cuiabá que sirva como referencia de média e alta complexidade para todo o Mato Grosso, visando atenuar a grave deficiência que se observa na assistência hospitalar, com grandes filas de pacientes aguardando atendimento.
Durante o encontro, o presidente da AL, deputado José Riva (PSD), defendeu a  utilização a capacidade de endividamento do Governo do Estado para a retomada do Hospital Central de Cuiabá e construção do Hospital da criança com objetivo de disponibilizar mais leitos para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Se o Estado realmente pode conseguir empréstimos de R$1,5 bilhão para investir em pavimentação asfáltica, eu defendo que sejam destinados 10% desse valor para a área de Saúde. Vamos fazer gestão junto ao Governo e ampliar o debate com a sociedade”, declarou Riva, após reunião de Colégio de Líderes nesta terça-feira (22), onde os deputados estaduais receberam integrantes do Movimento Saúde e Democracia (MSD).
Para Riva, a possibilidade de firmar uma Parceria Público-Privada (PPP) a fim de fazer esses investimentos é uma situação complexa e que requer tempo. “Precisamos de uma resposta rápida e utilizar a capacidade de endividamento é quase um consenso”. Além de falta de recursos, de hospitais e de gestão na área, os representantes do MSD apresentaram aos parlamentares a preocupação com a insuficiência de leitos hospitalares para atendimento do SUS.
Representaram o MSD na reunião o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Soares, os ex-secretários de Saúde de Mato Grosso, médicos Júlio Muller e Nei Moreira, o ex-diretor de Vigilância em Saúde e Ambiente de Cuiabá, Wagner Simplício, e o biólogo da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Vagner Barros.

Por: Sandra Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartilha do Usuário do Sus