sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dengue segue sem controle no estado


DIARIO DE CUIABA  27/04/2012

Da Redação



O surgimento do vírus tipo 4 – ao qual a maioria da população não estava imune – fez explodir os registros de dengue em Cuiabá e Várzea Grande nestes primeiros quatro meses do ano.


Entre 1º de janeiro e ontem, o número de casos registrados em Cuiabá chegou a 4.506, o que representa um aumento de 1.377% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram confirmados 305 casos.


O salto em Várzea Grande foi ainda maior no mesmo período – de 1.419%. Entre 1° de janeiro e 26 de abril, a Cidade Industrial computou 1.459 contra 96 no mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, todas as vezes em que há troca do vírus predominante, ou um novo vírus, há risco de epidemias porque parte da população não está imune a ele. “Além disso, casos graves podem aumentar porque estão relacionados a sucessivas infecções por diferentes vírus da doença”, diz.


As regiões prioritárias que apresentaram a circulação do vírus 4 foram Várzea Grande, Cuiabá, redondezas de Diamantino (especificamente Nobres).

A secretaria continua a recomendar medidas de prevenção contra a doença: manter as caixas d’água, tonéis, barris e outros recipientes que armazenam água totalmente tampados e limpos, lavando-os com escova e sabão regularmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

==> ESTA EXPLOSÃO DA DENGUE JÁ MAIS DO QUE  ERA ANUNCIADA, NÃO SÓ PELA VOLTA DO VIRUS TIPO 4 , MAS PRINCIPALMENTE PELO DESCASO DO PODER PÚBLICO EM ADOTAR ANTERIORMENTE MEDIDAS EFICAZES PARA EVITAR  A MULTIPLICAÇÃO DOS CRIADOUROS DE MOSQUITO.  AO NÃO INCREMENTAR A LIMPEZA DAS ÁREAS PÚBLICAS E NAÕ APERTAR A FISCALIZAÇÃO EM CIMA DOS FOCOS DOMICILIARES,  AS AUTORIDADES SANITÁRIAS FORAM OMISSAS E DEVERIAM  SER PENALIZADAS POR ISSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartilha do Usuário do Sus