sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cabide de emprego: Secretaria de Saúde demite 500 funcionários do "Idep"



Amanda Alves


Da Redação


Quinhentos funcionários da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que trabalham de apoio administrativo serão demitidos pelo governo, como medida de contenção de gastos. Até o momento, pelo menos 49 pessoas já foram dispensadas de suas funções, que envolve recepção, assessoria e secretarias em várias cidades de Mato Grosso. Estes profissionais foram contratados por termo de parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep).


O anúncio das demissões foi feito pelo secretário da pasta, Pedro Henry, em vistoria no Pronto-Socorro de Várzea Grande (PS). Ele afirmou ser prerrogativa o enxugamento na folha de pagamento da SES para dar andamento a investimentos nos serviços de saúde, como o projeto de abertura do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, previsto para ser inaugurado no aniversário da cidade, em maio.


"Nós temos cerca de 1 mil servidores cedidos para os municípios e 500 contratados com valores bem acima do pago aos concursados. Isso tem que acabar", diz o secretário. Assim que assumiu, Henry estimou que o custo mensal da nova unidade sairia por cerca de R$ 2 milhões, mas já prevê que girará em torno de R$ 3 milhões.


A folha mensal com os 500 funcionários a serem demitidos não foi divulgado pela SES. Os profissionais estão espalhados em várias cidades, como Cáceres, Rondonópolis e Sorriso, onde há regionais do órgão. Esta lista de funcionários é cedida desde 2006 pelo Idep, que informou ainda não ter recebido um comunicado oficial sobre as demissões.


A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) informou que este é um procedimento normal, quando se trata de termo de parcerias, que neste caso era válida por 60 meses. O contrato com o Idep vence no próximo dia 10 de abril e segundo o secretário, ele não será renovado.

COMENTÁRIO DO MSD:- O IDEP sempre foi a válvula de escape para a contratação dos parentes, protegidos e indicados pelos “poderosos” .
 - Seria bom divulgar o perfil profissional e para onde estão cedidos.... transparência é bom e não dói


-  Cuidado, existe um “soft” que permite incluir propostas depois de conhecidas as anteriores em fração de segundos, antes de encerrar o prazo




2 comentários:

  1. Os funcionários do IDEP são muito eficientes e é o que faz a diferença no trabalho da saúde, pois alguns concursados não fazem nada, mal cumprem a jornada de trabalho e so pensam em receber diária. O secretario deve tirar esses "Malas" que tem cargo de confiança que usam o dinheiro público indevidamente gastando o telefone desnecessários, usando o carro da SES para passeio e o dinheiro que vem ninguem sabe o que faz.

    ResponderExcluir
  2. levando em consideração que em alguns lugares mesmo tendo o famoso relógio ponto digital funcionários concursados registram o ponto e vão atender em clinicas particulares.enquanto que o usuário do sus fica sem atendimento!e isso ainda acontece com concentimento das chefias e diretorias .enquanto aos funcionários do idep tem até previlégios de trabalhar em dois empregos no próprio estado e ganhar salários integrais sendo que outros se dedicam exerssem uma ótima função e não recebem seus direitos trabalhista corretamente!!!

    ResponderExcluir

Cartilha do Usuário do Sus